Dúvidas Frequentes

  • Quem pode exercer a profissão de médico no Brasil?

    É preciso concluir o curso de Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação, seja por meio de uma instituição privada, pública ou filantrópica no Brasil. Médicos que finalizam a graduação fora do País necessitam passar por uma prova de revalidação do diploma realizada pelo Conselho Federal de Medicina.

  • Quais os principais direitos e deveres de um médico?

    Os direitos e deveres de um médicos são respaldados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no qual possui uma legislação que rege a conduta do profissional. Entre os direitos, estão o ato de exercer a profissão com autonomia, sem qualquer tipo de discriminação; recusar-se a trabalhar em instituições que não ofereçam segurança para os pacientes e os recursos mínimos para o desempenho ético e técnico da medicina; ser tratado dignamente pela sociedade; e assistir e tratar todos os doentes que o procurem em consultório médico. O médico tem o dever de exercer a medicina com ampla autonomia; manter absoluto respeito pela vida humana; evitar que a medicina seja exercida como comércio; manter sigilo profissional e empenhar-se para melhorar as condições de saúde da população.

  • Em quais áreas um médico pode atuar no Brasil?

    O médico pode atuar no setor público ou privado. Na esfera partilhada, o profissional da Medicina exercerá a atividade no atendimento de postos de saúde, serviços de pronto-socorro e hospitais público, além de trabalhar com atividades técnicas voltadas para o planejamento e a implementação de ações e políticas de saúde. No âmbito particular, ele poderá atuar em consultórios particulares, hospitais privados e laboratórios. FONTE: Faculdade de Ciências Gerenciais

  • Quais as especialidades de atuação da Medicina?

    Existem 53 especialidades legalmente reconhecidas. As mais tradicionais são: Pediatria, Cirurgia Geral, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Medicina do Trabalho, Ortopedia e Traumatologia e Oftalmologia. Conforme os dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), mais da metade dos profissionais em exercício no país se concentram nestas oito especialidades.

  • O que é um médico generalista?

    O médico generalista é aquele que pode atender a todos os tipos de doenças e a pessoas de qualquer idade. O profissional pode ter especialização em Clínica Geral, Saúde da Família ou não possuir uma especialização.

  • O que é a Saúde Suplementar?

    A saúde suplementar surgiu como uma alternativa dos serviços assistenciais à população e representa o atendimento privado, oferecido por meio de convênio com um plano de saúde ou sem o intermédio. O setor ganhou força com a fragilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em suprir a alta demanda de atendimento no Brasil.

  • Onde é possível se formar em Medicina no Ceará?

    Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)Campus Porangabuçu (Fortaleza) e Campus Sobral; Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ); Faculdade de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus); Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor); Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Curso de Medicina do Centro Universitário Inta (Uninta).

  • Qual o período de conclusão do curso de Medicina?

    De 6 a 9 anos.

  • O que é a Atenção Básica da Saúde? Quais atendimentos são possíveis encontrar em uma Unidade Básica de Saúde?

    A Atenção Básica da Saúde é considerada a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. É um atendimento inicial e de baixa complexidade. O objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. O paciente que procurar uma Unidade Básica da Saúde vai encontrar atendimentos básicos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. FONTE: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Governo Federal

  • O que é o Sistema Único de Saúde e como ele funciona?

    O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgão, de forma gratuita para a população. FONTE: Ministério da Saúde

  • O que é o Juramento de Hipócrates?

    Todos os médicos que concluem o curso de Medicina realizam o Juramento de Hipócrates. No ato simbólico, os profissionais juram praticar o conhecimento adquirido baseado no respeito da ética diante do atendimento ao paciente. Hipócrates é considerado o pai da Medicina ocidental.

  • Em quais centros médicos podem ser realizados transplantes?

    Todos os médicos que concluem o curso de Medicina realizam o Juramento de Hipócrates. No ato simbólico, os profissionais juram praticar o conhecimento adquirido baseado no respeito da ética diante do atendimento ao paciente. Hipócrates é considerado o pai da Medicina ocidental.

  • Quantos hospitais municipais existem em Fortaleza?

    Ao todo, são dez hospitais próprios municipais, sendo um deles, de atenção terciária, em plena fase de expansão: o Instituto Dr. José Frota, referência estadual na área de trauma. A lista conta ainda com os hospitais distritais Gonzaga Mota (Barra do Ceará, José Walter e Messejana), Maria José Barroso, Evandro Ayres de Moura e Edmilson Barros de Oliveira, Nossa Senhora da Conceição, além do Hospital da Mulher e do Hospital Infantil de Fortaleza dra. Lúcia de Fátima. O Instituto Dr. José Frota 2 está previsto para entrar em funcionamento em 2018.

  • Quantos unidades hospitalares existem pela rede estadual?

    A rede estadual conta com dez hospitais, sendo sete em Fortaleza e três no Interior. Em Fortaleza: Hospital Geral de Fortaleza; Hospital de Messejana dr. Carlos Alberto Studart Gomes; Hospital Geral dr. César Cals; Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital São José; Hospital de Saúde Mental de Messejana e Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar. Completam a lista, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional Norte, em Sobral, e o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim.